terça-feira, 12 de outubro de 2010

Jovens Fortes em tempos difíceis!






“O Senhor nos chamou para sermos jovens fortes em tempos difíceis”
Por que tempos difíceis?
Vivemos em um tempo em que somos bombardeados pela mídia que está formando a nossa geração, por exemplo, Malhação, novelas, filmes a internet eles são os nossos pastores e nada nos faltará e o que está por trás disto? Não há mais inocência e nem neutralidade. E com isso vemos que o jovem tem vivido uma espiritualidade intensa na igreja, mas vive o contrario fora, hoje não importa se é certo ou errado o importante é que faça bem e ele seja feliz o apelo à sexualidade é muito forte, o apelo aos sentimentos também (carência afetiva) isso tudo se torna um grande potencial para o pecado.
Veremos aqui o que o apostolo João escreve sobre isso.



“O Senhor nos prometeu permanência na palavra de Deus em tempos difíceis.”
Introdução:

1ª João 2:14
Porque João escreveu para os jovens?
“Jovens eu vos escrevi”
Uma igreja forte deve ter um grupo de jovens igualmente fortes. João enxergava o talento em potencial da juventude da igreja, desfrutamos da energia e vigor da nossa juventude, e onde devemos canalizar essa força? Na carnalidade ou na obra de Deus? Devemos canalizar toda a nossa energia nas coisas lá do alto, do céu e da eternidade em coisas como missões, evangelização, louvor no culto ao Senhor, investir no futuro para honrar ao Senhor (não para juntar tesouros). Sejamos responsáveis, busquemos a sabedoria de Deus, vamos lutar contra as nossas paixões mundanas e egoístas, carnais e orgulhosas vamos canalizar a paixão pelas almas que estão perdidas, o nosso vigor na adoração a Deus para a sua glória, somente Deus nos satisfaz, viva a sua juventude para a glória de Deus que deve ser tudo na sua vida.


O Senhor prometeu aos jovens a permanência da palavra Dele mesmo que vivamos dias difíceis onde a nossa fé é atacada por diversos ângulos (mídia, faculdade, pais não crentes, colegas zombando da fé), no Salmo 119:9 vemos o salmista dando um sinal de como poderíamos vencer qualquer dificuldade (ler o texto). Deus fala com jovens fortes em tempos difíceis através da bíblia, com isso devemos buscar na palavra de Deus as respostas para os nossos anseios, a bíblia como palavra de Deus tem resposta para tudo mesmo que não aborde diretamente problemas modernos. Ela é suficiente para nós, para lidar com a salvação e a santificação, ela não erra! e não tem erros!
A palavra de Deus permanece em nós como verbo encarnado: a pessoa bendita de Jesus Cristo, Deus filho.
Ele é a videira e nós os ramos e sem Ele nada podemos fazer (João 15: 1-17)
A marca da permanência Dele em nós é a permanência nos mandamentos Dele (Jo 15:10)
Quem permanece Nele tem a alegria completa (Jo 15:11)
Quem permanece Nele ama (Jo 15:12) (amor não é igual à paixão - C.S Lewis “Os 4 amores“)
Os jovens devem imitar o Senhor Jesus (1 Co 11:1, Gl 2:20)
Imitar o Senhor Jesus pela graça santificadora (processo de mortificação e vivificação). Imitar Jesus não é legalismo ou código moral. Ajudar os pobres e necessitados e ter bom comportamento por si só não adianta (claro que há nobreza e virtude nisso). (Ex. “Em seus passos o que faria Jesus”).
Oro para que o Espírito Santo aplique os conceitos aqui em suas vidas.
Na pregação, Deus trabalha e transforma a vida dos jovens os ajudando a viverem firmes em tempos difíceis.
Sejam assíduos nos sermões e pregações na igreja. É o alimento e a nutrição espiritual de vocês.
Discipulado, grupo pequeno, Escola Bíblica Dominical, etc... São formas de proclamação em grupos menores e o Senhor trabalha através da Palavra também.
Testemunhar: pregar com o caráter “pregue o evangelho,”


“O Senhor prometeu aos jovens fortes Vitória sobre o Maligno em tempos difíceis”
O Maligno é o Diabo, Satanás, príncipe das trevas
Ele é um ser espiritual, Era um anjo de luz e caiu (Ez 28)
O mundo jaz nele (1 Jo 5:19), Ele veio para roubar, matar e destruir (Jo 10:10) Faz parte da tríade do mal (Lutero), o mundo, a carne e o diabo, Anda ao redor como leão procurando a quem devorar (1 Pe 5:8) e é o Pai da mentira.
Jesus venceu o Maligno na tentação


Mateus 4:1-11
Jesus sendo Deus não tinha possibilidade de cair na tentação: Ele foi tentado para mostrar seu poder e glória na Vitoria sobre o diabo
Nele temos a vitoria sobre o maligno e a tentação
Na cruz, o Senhor Jesus pagou o preço no nosso resgate
Se Jesus venceu o Maligno na tentação, nós também podemos vencer em Cristo

Somos tentados pela cobiça (Tg 1:14)
José: um exemplo de Vitoria sobre a tentação. (Gn 39)
Davi: um exemplo de derrota diante da tentação (porém houve o arrependimento) (2 Sm 11; Sl 51 e Sl 32)
Somos mais do que vencedores em Cristo e nada pode nos separar do amor de Deus (Rm 8)
Cristo venceu e fazemos parte da vitória Dele.


Conclusão:
 Firmeza em  Deus contra tentação, pecado
Usar os meios da graça: pregação, vida em comunhão. Vestir a armadura para a batalha espiritual em Efésios 6:10-18. Relacionamento de prestação de contas.
João 16:33

2 comentários:

  1. Realmente esta foi muito boa, realmente precisamos ser fortes em meio as enchurradas de tentações e dificuldades que ojovem sofre.

    ResponderExcluir